quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jornais Digitais Brasileiros: análise de estratégias que podem ser úteis em um serviço de referência

Como já vimos nos posts anteriores, os jornais estão se “adaptando” a era digital, aproveitando as vantagens que a internet pode trazer, principalmente através de suas características de hipermedialidade, multimedialidade e interatividade. Na semana passada, analisamos jornais de diversos países e vimos como eles podem ser úteis para o bibliotecário. Agora, analisaremos alguns jornais brasileiros e, em seguida, discorreremos sobre as estratégias utilizadas nestes serviços que podem ser adaptadas a um serviço de referência. Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br Logo abaixo da primeira manchete encontra-se a frase “Como está o clima em sua cidade? Mande suas fotos!”, o que motiva o leitor a participar da criação do jornal. O layout do site é agradável. Possui muitas imagens que (como já vimos nos posts anteriores) , são fundamentais para chamar a atenção do leitor e transmitir a mensagem. Permite comentários dos leitores. A linguagem utilizada é clara e de fácil entendimento. Algumas manchetes chegam a parecer “conselhos” incentivando o leitor a ler a reportagem e agir de determinada forma, por exemplo “Inscreva-se na segunda edição do concurso Primeira Pauta”, e “Conheça a arte dos Domsais”. O Globo on line - http://oglobo.globo.com/ O layout é agradável. O leitor pode diminuir ou aumentar a fonte como preferir. Também disponibiliza formas fáceis e bem visíveis para fazer cadastro, tornar a página a “página inicial”, e adicioná-la aos favoritos. Possui diversas imagens. Permite que os leitores comentem as reportagens. Disponibiliza um espaço exclusivo com opiniões dos leitores sobre temas diversos. Através da aba “eu-repórter” disponibiliza reportagens com texto e foto enviados pelo leitor, assim como a possibilidade de qualquer um enviar o próprio trabalho. Ou seja, incentiva o leitor a participar da construção e interagir com o jornal o tempo todo. Jornal do Brasil - http://jbonline.terra.com.br/ As cores são agradáveis, mas o excesso de informações torna o ambiente um pouco poluído. Faz uso de diversas imagens e vídeos. Permite que o usuário: aumente ou diminua a fonte utilizada; imprima a reportagem ou a envie por e-mail; comente a reportagem. Apesar de permitir a interação do usuário, não percebi alguma forma de incentivo da mesma por parte do jornal (como percebi nos jornais anteriores). Folha on line - http://www.folha.uol.com.br/ O layout é agradável, mas o excesso de informações torna o ambiente um pouco poluído. Faz uso de diversas imagens e vídeos. Possui uma aba “fale conosco”. Permite que o leitor aponte os erros da edição. Permite que o leitor comente. Possui links para blogs, Twitter e Face book. Estadão on line - http://www.estadao.com.br/ Layout agradável. Utiliza imagens e vídeos. Possui link para blogs. Possui uma aba “opinião”. Permite que os leitores comentem as reportagens a interajam entre si. Correio Brasiliense on line - http://www.correiobraziliense.com.br/ As cores utilizadas são agradáveis, mas o excesso de informações torna a primeira página um pouco poluída. Utiliza imagens e vídeos. Tem uma aba que apresenta e “linka” os blogs dos jornalistas e outros de interesse. Oferece a oportunidade de se fazer um cadastro e na mesma página do cadastro tem a mensagem: “O correiobraziliense.com.br quer ficar mais próximo de você. Mande sua sugestão de reportagem ou faça sua denúncia pelo site ou por e-mail”. Permite comentários de leitores cadastrados. O Estado de Minas on line - http://www.uai.com.br/ A página inicial é agradável. Utiliza imagens e vídeos. Possui chat e link de blogs. Permite comentários de leitores cadastrados. ESTRATÉGIAS PARA O SERVIÇO DE REFERÊNCIA - Espaço para que o usuário participe da construção do jornal: um bibliotecário pode incentivar o usuário a participar das rotinas e atividades da biblioteca que, geralmente apenas os funcionários participam, fazendo com que ele se sinta próximo e importante para a Biblioteca e também contribuindo para o seu aprimoramento. - Espaço para opiniões e comentários dos leitores: se o bibliotecário permitir que o usuário exponha suas opiniões, suas reclamações se tornarão críticas construtivas para a biblioteca e ele se sentirá importante e reconhecido pela mesma. - Layout agradável: seja um ambiente real ou virtual, é fundamental que ele seja agradável. O conjunto de cores, iluminação, etc, deve fazer com que o usuário se sinta bem enquanto faz uso deste espaço. - Incentivo a participação: não basta dar espaço a participação e interação do usuário, é fundamental que isso seja INCENTIVADO, que ele perceba o quanto pode ser importante para a Biblioteca.

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